Dia das Mães aquece vendas e amplia mercado de trabalho

Dia das Mães aquece vendas e amplia mercado de trabalho

A segunda melhor data do ano para o comércio anima lojistas e consumidores nos mais diferentes segmentos

O setor de vestuário feminino é um dos mais preferidos na hora de comprar o presente da mamãe. Mas lojistas do Cariri atestam que o gosto do consumidor está cada vez mais variado na região.

O primeiro semestre do ano tem sua semana decisiva para aquecimento do comércio. A segunda data varejista do ano, o Dia das Mães, traz boas perspectivas de aumento nas vendas, principalmente nos três últimos dias que antecede o domingo. Em Juazeiro do Norte, a expectativa dos lojistas é de um aumento de 10% das vendas no varejo em relação ao mesmo período do ano passado.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se antecipa e lança campanha com a finalidade de aquecer o comércio e animar os empresários no sentido de trazer consumidores para Juazeiro de outras cidades da região e até de estados vizinhos. Em Crato a expectativa de aumento nas vendas, segundo a entidade lojista, chega a ser acima de 15%.

A proximidade da segunda melhor data comemorativa para o setor, segundo a CDL, também proporciona o aumento de novas vagas no mercado de trabalho. A expectativa da entidade é de mais de uma centena de novas vagas no comércio, em função da data comemorativa.

O presidente do CDL, Michel Araújo, atribui o aumento nas vendas ao estado emotivo dos consumidores, a enorme diversidade de mercadorias e as promoções existentes no comércio de Juazeiro. “Estamos otimistas porque, enquanto países europeus não crescem, a economia brasileira avança. As taxas de juros estão menores, com bom volume de crédito”, afirma ele.

O dirigente lojista afirma que não há setores específicos em relação a um destaque de comercialização neste período, tanto calçados, como vestuários, eletroeletrônicos, equipamentos tecnológicos e celulares, entre outros setores, são estimulados pelas vendas.

A expectativa chega a ser superior a do ano passado. Para Michel Araújo, o cálculo inicial das vendas era na faixa de 8%, já que a CDL faz uma campanha institucional e não de premiação. “Porém, devido ao ritmo acelerado no Cariri Shopping, com as novas inaugurações deste período, aumentamos a previsão em mais 2%, em relação ao ano passado”, constata.

Segundo o presidente da CDL de Crato, Francisco Parentes, o resultado da expectativa na elevação das vendas do comércio esta semana chega a ser bem animador, por conta da baixa nos juros, por parte do governo, o que estimulou a compra de mais mercadorias pelos comerciantes para o período, com maior capital de giro para movimentar o comércio.

Em Barbalha, mesmo com uma perspectiva otimista, a expectativa de crescimento médio nas vendas, em relação à mesma data no ano passado, é de 8%, segundo lojistas filiados à CDL. A retração das vendas em abril traz expectativas positivas para os varejistas.

Segundo a gerente de Marketing do shopping, Alessandra Lourenço, o empreendimento, como forma de estimular o cliente, iniciou uma campanha no último dia 25 e vai até 23 de maio, dia do grande sorteio de um veículo novo. A perspectiva de aumento nas vendas para o Dia das Mães é de cerca de 20%.

E para esta data, vários segmentos estarão movimentados como o de vestuários, calçados, CDs, DVDs, equipamentos eletrônicos como celulares de última geração e tablets, além de artigos de perfumaria, cosméticos e acessórios. Comerciantes desses setores estão preparando ações para alavancar as vendas, tendo em vista o reaquecimento do comércio.

Para os lojistas, depois de 2011 ter sido bastante positivo em termos de movimentação e vendas, a expectativa para 2012 é superior. O empresário, Israel Gondim, que atua na área de perfumaria e cosméticos, afirma que esse é o cenário ideal da economia para se promover um crescimento que favoreça o comércio varejista.

Ano passado tivemos um período positivo em termos de vendas e esperamos que esse ano seja ainda melhor”, diz ele, que espera um aumento de vendas de, no mínimo, 15%. Bem antes da data, ele decidiu investir numa decoração para envolver a clientela no Dia das Mães. É um período de lançamentos de estojos promocionais temáticos ou formatados na própria loja.

O setor de perfumaria e cosméticos é um dos que mais se destaca neste período. Segundo Israel Gondim, deverá acompanhar o bom desempenho de dezembro de 2011. A proprietária da loja de vestuário, Waleska Guedes, afirma que já há uma movimente.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *