6 modelos de notebooks e periféricos

Projeção em qualquer lugar

Projetor de bolso e gravador high definition Pocket Cinema Z20 Pro | Aiptek

O Pocket Cinema Z20 Pro (também conhecido como Pico Projector) é um produto curioso. Esse aparelhinho híbrido é capaz de gravar vídeos em alta definição com qualidade 720p e ainda exibi-los à distância. O espaço de memória interna é de 2 GB e é possível expandi-la a até 32 GB com um cartão microSD (não incluído). As imagens HD são nítidas e ideais para serem assistidas no computador. Como o Pico tem uma saída HDMI (cujo cabo vem incluído no pacote), você pode conectá-lo a um televisor maior. Nesse caso, fica nítida a altíssima compressão usada pelo aparelho e o resultado são imagens um tanto pixelizadas. O efeito de projeção é bacana, mas você precisa estar a pelo menos 2 metros de distância da parede ou da tela de projeção. O pacote vem até com um tripé utilíssimo para estabilização de imagens, bolsa, cabo USB para conexão com PC, controle remoto e um cabo RCA que você pode usar para gravar conteúdos de outras fontes, como o videogame, por exemplo.

Compre se
Você gosta de aparelhinhos multiuso fáceis de usar

Não compre se
Você já tem um celular ou filmadora que realiza as mesmas tarefas

O que importa é…
O Pico é um gadget bacaninha, que peca pelo acabamento simplório, mas que traz diversão para casa e para viagens

Tradição, discrição e segurança: os pontos altos deste bom note

A Itautec conta com uma tradicional rede de assistência técnica

Notebook Itautec Infoway W7435

A tradição da Itautec em desenvolver notes funcionais e sólidos aparece no design do novo Infoway W7435, que é sóbrio e bem discreto. Outra característica do notebook que evidencia a opção do fabricante por um projeto um pouco mais conservador é sua seleção de cores. O W7435 conta com apenas duas opções, prata ou preto.

Por fora, é gratificante encontrar no W7435 uma excelente gama de conexões. Quem gosta de transferências ultrarrápidas entre periféricos externos, vai adorar a porta e-SATA, ainda incomum nos notes da categoria. Mas para quem esperava um pouco mais de inovação da Itautec, vai sentir falta de uma conexão USB 3.0. As duas únicas portas do W7435 são de padrão 2.0.

Se uma delas estiver reservada para seu mouse, você fica com apenas uma porta para outros usos. Nesse caso, só dá para contar com o Bluetooth integrado para conectar periféricos. Se você usa o note para trabalhar com um modem 3G, pode ficar na mão. A posição das portas USB (uma fica na lateral direita, no canto inferior do computador, a outra fica exatamente ao contrário, à esquerda) também dificulta um pouco o uso. O local da porta do leitor de CD/DVD, à esquerda, perigosamente próximo à porta USB, é incômodo. Se você conectar periféricos USB mais largos, corre o risco de não conseguir abri-la.

Caso pretenda conectar o note a um monitor externo ou a uma TV HD, vai ficar contente também com as úteis conexões VGA e HDMI. Alguns notes não trazem a opção – utilíssima por sinal – de ler cartões de memória, o que não é o caso do W7435, que conta com essa possibilidade. Por dentro, o modelo é “motorizado” pela segunda geração dos novos processadores da Intel, a linha “i”.

Essa série da Itautec possui duas opções de processadores, o i3 e o i5. O modelo que testamos é a versão mais “parruda” da série, que conta com o processador i5 M480, 500 GB de espaço em disco e excelentes 6 GB de RAM, 2 GB a mais do que muitos notes da mesma categoria costumam carregar.

Já seu teclado é um pouco problemático. As teclas são muito próximas umas das outras, o que dificulta a digitação. O note vem com um sisteminha de pop-up padrão que exibe notificações quando você aumenta o volume, ajusta o brilho/contraste, liga/desliga a rede wireless (que, inclusive, aceita os padrões B, G e N). Mas ele dificulta trabalhos no Word, por exemplo, ao notificar insistentemente a ativação/desativação da tecla Caps Lock.

Em condições avançadas de operação, o brilho de tela no máximo e com vários aplicativos usados ao mesmo tempo, o W7435 aguentou cerca de 4 horas de uso intenso, o que é um tempo interessante para notes. Com 2,3 kg e uma tela de 14 polegadas LCD retroiluminada por LED, o W7435 é robusto, funcional e segue a tradição de confiabilidade da Itautec. É também eficiente para tarefas simples do dia a dia.

Compre se
Você gosta de sobriedade e simplicidade em design

Não compre se
Você preza por um teclado bom de digitação, acima de outros recursos

O que importa é…
O W7435 pode até não ter um dos melhores preços de notes da mesma categoria, mas a Itautec carrega, juntamente com a tradição de seu nome, uma rede de assistência técnica de boa reputação

Acessibilidade móvel a baixíssimo custo

O NV55C01B pode não ser um top de linha, mas possui bons atrativos em relação ao seu preço

Notebook Gateway NV55C01B

Se você dispensa o pequeno tamanho dos netbooks, mas gosta dos seus preços confortáveis, talvez o Gateway NV55C01B sirva exatamente para você. Trata-se justamente de um tipo de computador móvel voltado para o usuário menos exigente e que preza justamente acessibilidade de preço acima de qualquer negócio.

Por fora, temos um note de dimensões razoáveis, com boas 15.6 polegadas e apenas 2,6 kg. Ou seja, se você também buscava boa portabilidade em um netbook, vai recebê-la em forma de leveza no NV55C01B. A tela, capaz de exibir 1366×768 pixels, é iluminada por trás com tecnologia LED, presente nos mais recentes notebooks. Além disso, confira com o melhor HD Externo, presente nesse modelo de brinde. O acabamento do NV55C01B é de um bonito preto fosco, mas é possível encontrá-lo também na cor vermelha. A digitação no NV55C01B é facilitada pelas teclas bem espaçadas e pelo teclado numérico presente no lado direito.

Como este é um note de entrada, infelizmente ele não possui algumas tecnologias encontradas em produtos top de linha. Um exemplo é o modelo de seu processador, o P6100 de 2 GHz, considerado um modelo inferior ao recente i3 da mesma fabricante, a Intel. A comparação com os netbooks é ainda pertinente em matéria de memória RAM. Ao passo que os pequenos notes costumam carregar 1 ou até 2 GB de RAM DDR2, o NV55C01B traz 3 GB de memória RAM DDR3, que aliado à placa de vídeo integrada do notebook, conseguem alcançar a pontuação de 3,8 de experiência do Windows, um número aquém do desejado para aplicativos pesados e de vídeo em alta definição, mas ideal para tarefas simples, como navegação na internet, comunicação instantânea e armazenamento/playback de arquivos digitais comuns, tarefas essas supervisionadas pelo sistema operacional Windows 7 Home Basic com 320 GB de espaço em disco.

No quesito conectividade, o note é regular. São três entradas USB, uma entrada RJ-45 de rede Gigabit, acesso Wi-Fi a redes B, G e N, saída VGA e até saída HDMI. Sentimos uma grande falta do acesso à conectividade Bluetooth para headsets e outros periféricos sem fio, mas que pode ser plenamente compensada pela presença de webcam e microfone integrados, proporcionando uma boa experiência no Skype, por exemplo.

No nosso teste de uso normal do computador, a bateria durou apenas 2 horas e meia, um número desapontador para notes dessa categoria. E o note veio com um grande e desajeitado adaptador AC para tomada que nos deixou preocupados pois, após alguns segundos de duração, ele não transmitia mais energia. A sorte é que a caixa vinha com um segundo adaptador AC. Nesse caso, pegamos um cabo extra e o colocamos na tomada, resolvendo o problema de carregamento. Contudo, uma vez resolvido o sério problema do carregador, a bateria é energizada rapidamente, em torno de 1 hora.

Por fim, o NV55C01B é um note bem barato, simples e confortável de usar. Uma excelente opção para quem não precisa de muita sofisticação e pra quem não quer despender muito dinheiro.

Compre se
Você precisa de uma boa tela para trabalhar e não liga para recursos extraordinários

Não compre se
Você gosta de desempenho superior e das mais novas tecnologias

O que importa é…
Este é um note acessível, com bom tamanho de tela e, principalmente, superleve

Videoconferências a 720p

Transforme sua TV em uma estação de comunicação com a Freetalk Everyman

Webcam HD Freetalk Everyman | Freetalk

O objetivo principal da Webcam HD da Freetalk é aumentar a qualidade das suas conversas online. Se antes você penava e se aborrecia com as imagens pixelizadas e distorcidas das webcams comuns, agora pode se surpreender com os diferenciais do pequeno acessório da Freetalk. A qualidade resultante de vídeo gerado pela câmera é boa (1280×720 pixels) e a taxa de quadros por segundo é de 22 frames, o que garante uma razoável cadência de imagens, sem rastros. Certificada para funcionamento com o Skype, ela surpreende pela facilidade de instalação. Em um notebook com Windows 7 Home Premium, foi preciso apenas conectá-la via USB e selecioná-la no software segundos depois para vê-la em funcionamento. Um detalhe é que ela precisa de conexão à Internet banda larga de no mínimo 1.2 MB de upload para transmissão de imagens em alta definição. E você precisa de, no mínimo, um computador dual-core e com conexão USB 2.0 para usá-la.

Compre se
Você curte videoconferências e quer dar a elas um bom upgrade de definição

Não compre se
Sua conexão de Internet é fraca ou se o modelo de seu computador for antigo

O que importa é…
Uma câmera competente e de fácil uso, que cumpre bem sua finalidade

Navegando em qualquer terreno

O mouse Blutrace pode ser usados em diversas superfícies

Mouse Bluetrace Goldship | Leadership

Este mouse da Leadership é bem interessante. Seu maior recurso é que ele funciona em qualquer superfície. Colocamos-lo à prova em materiais acolchoados e irregulares, como almofadas e panos de todos os tipos e ele se mostrou preciso em qualquer condição. Foi preciso muita imaginação para conseguir desestabilizá-lo em algum lugar. Ele só encontrou dificuldades para se localizar em uma superfície altamente ondulada, como o assento de uma cadeira flexível… O mouse não é operado via Bluetooth e tem um cabo não retrátil um pouco longo, o que pode desorganizar um pouco sua superfície de trabalho. Por ser pequeno, pode ser um pouco incômodo para mãos grandes. Ele, contudo é leve e tem um design bacana com uma espécie de chanfro longitudinal, que o deixa com um aspecto “vazado” e bem iluminado por um LED azul. A superfície de contato é acolchoada e confortável. Um mouse simples, mas eficiente.

Compre se
Você precisa de um mouse barato para ser usado em superfícies não convencionais

Não compre se
Você quer se livrar dos fios…

O que importa é…
O mouse da Leadership é ergonômico e barato, mas bem que poderia ter eliminado os fios

Gerenciando o aquecimento do note

O Cooler Ice Gel é um acessório que mantém a temperatura adequada de seu PC portátil

Cooler Ice Gel | Newlink

O Cooler Ice Gel da Newlink é uma ideia interessante para acabar com o incômodo do aquecimento exagerado do notebook quando usado no colo. Trata-se de uma espécie de tapete protetor que fica entre suas pernas e o aparelho. O material que há por dentro do tecido do tapete é composto por cristais moleculares sensíveis a calor. Conforme recebem calor, eles o dissipam e se transformam lentamente em um material gelatinoso. A boa notícia é que o Cooler Ice Gel funciona, mas requer alguns cuidados. Apesar de ele ser acolchoado, o Cooler é um tanto incômodo no uso em longo prazo, já que afunda no meio do colo com o tempo, e a superfície lisa é um pouco propensa ao deslizamento do computador. Para que o material volte à forma de cristal mais rapidamente, a Newlink recomenda que ele seja colocado no freezer, o que é preocupante para os desavisados que não enxugam as pequenas partículas de gelo. Elas podem derreter, virar água e entrar nos circuitos do note. E aí… adeus.

Compre se
Suas pernas estão fritando com o calor excessivo gerado pelo note

Não compre se
Você nunca trabalha com o note em cima do colo

O que importa é… 
O Cooler Ice Gel é um produto interessante, mas requer algum cuidado para ser usado apropriadamente

Read More

Share

Internet é lenta para os fracos: que tal 700 megas de velocidade

Esta foi a velocidade utilizada por alguns moradores na cidade de Kansas City, nos EUA, depois que as conexões do Google Fiber foram liberadas nas suas residências. Os primeiros assinates do serviço do Google, puderam experimentar downloads em uma velocidade média de 600 e 700Mbps com cabo e 200 Mbps no sistema Wi-Fi.

O serviço de internet super veloz em fibra ótica inaugurado pelos usuários, deram uma dimensão do que seria a internet num futuro bem próximo e acessível a outros países.

Os sortudos que assinaram o plano de internet de altíssima velocidade disseram que a conexão é tão rápida que chega a ser “inacreditável”. O morador chegou a comentar que não mudaria de casa por um bom tempo.

O Google Fiber irá gradativamente sendo implantada nas regiões próximas. Uma lista foi publicada com os possíveis locais para a posterior implantação da internet. As zonas norte e sul de Kansas City, além de Westwood, Westwood Hills e Mission Woods seriam as próximas regiões a receberem o serviço de internet de altíssima velocidade.

Chamada de “um tipo diferente de Internet”, o Google Fiber oferece conexões 100 vezes maior que a atual banda larga. Os usuários que assinaram os planos, além da super conexão, recebem também outros serviços como Storage Box para armazenamento de arquivos, a TV Box, e de “brinde” um tablet Google Nexus 7 que servirá como controle remoto de todas as operações.

Read More

Share

Dia das Mães aquece vendas e amplia mercado de trabalho

A segunda melhor data do ano para o comércio anima lojistas e consumidores nos mais diferentes segmentos

O setor de vestuário feminino é um dos mais preferidos na hora de comprar o presente da mamãe. Mas lojistas do Cariri atestam que o gosto do consumidor está cada vez mais variado na região.

O primeiro semestre do ano tem sua semana decisiva para aquecimento do comércio. A segunda data varejista do ano, o Dia das Mães, traz boas perspectivas de aumento nas vendas, principalmente nos três últimos dias que antecede o domingo. Em Juazeiro do Norte, a expectativa dos lojistas é de um aumento de 10% das vendas no varejo em relação ao mesmo período do ano passado.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se antecipa e lança campanha com a finalidade de aquecer o comércio e animar os empresários no sentido de trazer consumidores para Juazeiro de outras cidades da região e até de estados vizinhos. Em Crato a expectativa de aumento nas vendas, segundo a entidade lojista, chega a ser acima de 15%.

A proximidade da segunda melhor data comemorativa para o setor, segundo a CDL, também proporciona o aumento de novas vagas no mercado de trabalho. A expectativa da entidade é de mais de uma centena de novas vagas no comércio, em função da data comemorativa.

O presidente do CDL, Michel Araújo, atribui o aumento nas vendas ao estado emotivo dos consumidores, a enorme diversidade de mercadorias e as promoções existentes no comércio de Juazeiro. “Estamos otimistas porque, enquanto países europeus não crescem, a economia brasileira avança. As taxas de juros estão menores, com bom volume de crédito”, afirma ele.

O dirigente lojista afirma que não há setores específicos em relação a um destaque de comercialização neste período, tanto calçados, como vestuários, eletroeletrônicos, equipamentos tecnológicos e celulares, entre outros setores, são estimulados pelas vendas.

A expectativa chega a ser superior a do ano passado. Para Michel Araújo, o cálculo inicial das vendas era na faixa de 8%, já que a CDL faz uma campanha institucional e não de premiação. “Porém, devido ao ritmo acelerado no Cariri Shopping, com as novas inaugurações deste período, aumentamos a previsão em mais 2%, em relação ao ano passado”, constata.

Segundo o presidente da CDL de Crato, Francisco Parentes, o resultado da expectativa na elevação das vendas do comércio esta semana chega a ser bem animador, por conta da baixa nos juros, por parte do governo, o que estimulou a compra de mais mercadorias pelos comerciantes para o período, com maior capital de giro para movimentar o comércio.

Em Barbalha, mesmo com uma perspectiva otimista, a expectativa de crescimento médio nas vendas, em relação à mesma data no ano passado, é de 8%, segundo lojistas filiados à CDL. A retração das vendas em abril traz expectativas positivas para os varejistas.

Segundo a gerente de Marketing do shopping, Alessandra Lourenço, o empreendimento, como forma de estimular o cliente, iniciou uma campanha no último dia 25 e vai até 23 de maio, dia do grande sorteio de um veículo novo. A perspectiva de aumento nas vendas para o Dia das Mães é de cerca de 20%.

E para esta data, vários segmentos estarão movimentados como o de vestuários, calçados, CDs, DVDs, equipamentos eletrônicos como celulares de última geração e tablets, além de artigos de perfumaria, cosméticos e acessórios. Comerciantes desses setores estão preparando ações para alavancar as vendas, tendo em vista o reaquecimento do comércio.

Para os lojistas, depois de 2011 ter sido bastante positivo em termos de movimentação e vendas, a expectativa para 2012 é superior. O empresário, Israel Gondim, que atua na área de perfumaria e cosméticos, afirma que esse é o cenário ideal da economia para se promover um crescimento que favoreça o comércio varejista.

Ano passado tivemos um período positivo em termos de vendas e esperamos que esse ano seja ainda melhor”, diz ele, que espera um aumento de vendas de, no mínimo, 15%. Bem antes da data, ele decidiu investir numa decoração para envolver a clientela no Dia das Mães. É um período de lançamentos de estojos promocionais temáticos ou formatados na própria loja.

O setor de perfumaria e cosméticos é um dos que mais se destaca neste período. Segundo Israel Gondim, deverá acompanhar o bom desempenho de dezembro de 2011. A proprietária da loja de vestuário, Waleska Guedes, afirma que já há uma movimente.

Read More

Share

A Sony iniciou nesta sexta-feira as vendas no Brasil do Xperia ZQ

A Sony iniciou nesta sexta-feira as vendas no Brasil do Xperia ZQ, o novo carro-chefe de sua família de smartphones Android. O aparelho é uma variante do Xperia Z, anunciado em janeiro durante a CES 2013 em Las Vegas, e já chega compatível com as redes 4G que estão entrando em operação em nosso país.

A tela de 5″ e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) do Xperia ZQ ocupa 75% da frente do aparelho, o que segundo a Sony o torna o smartphone com tela de 5″ mais compacto no mercado. De fato, ele é mais curto e mais estreito que o Samsung Galaxy S III, que tem uma tela menor em tamanho e resolução (4.8″, 1280 x 720 pixels).

O aparelho é baseado em um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 600 rodando a 1.5 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna, expansível com cartões microSD. Outras tecnologias como Bluetooth 4.0, GPS, Wi-FI (802.11 a/b/g/n), NFC e Rádio FM também estão presentes. O sistema operacional é o Android 4.1 “Jelly Bean”.

Read More

Share