6 modelos de notebooks e periféricos

Projeção em qualquer lugar

Projetor de bolso e gravador high definition Pocket Cinema Z20 Pro | Aiptek

O Pocket Cinema Z20 Pro (também conhecido como Pico Projector) é um produto curioso. Esse aparelhinho híbrido é capaz de gravar vídeos em alta definição com qualidade 720p e ainda exibi-los à distância. O espaço de memória interna é de 2 GB e é possível expandi-la a até 32 GB com um cartão microSD (não incluído). As imagens HD são nítidas e ideais para serem assistidas no computador. Como o Pico tem uma saída HDMI (cujo cabo vem incluído no pacote), você pode conectá-lo a um televisor maior. Nesse caso, fica nítida a altíssima compressão usada pelo aparelho e o resultado são imagens um tanto pixelizadas. O efeito de projeção é bacana, mas você precisa estar a pelo menos 2 metros de distância da parede ou da tela de projeção. O pacote vem até com um tripé utilíssimo para estabilização de imagens, bolsa, cabo USB para conexão com PC, controle remoto e um cabo RCA que você pode usar para gravar conteúdos de outras fontes, como o videogame, por exemplo.

Compre se
Você gosta de aparelhinhos multiuso fáceis de usar

Não compre se
Você já tem um celular ou filmadora que realiza as mesmas tarefas

O que importa é…
O Pico é um gadget bacaninha, que peca pelo acabamento simplório, mas que traz diversão para casa e para viagens

Tradição, discrição e segurança: os pontos altos deste bom note

A Itautec conta com uma tradicional rede de assistência técnica

Notebook Itautec Infoway W7435

A tradição da Itautec em desenvolver notes funcionais e sólidos aparece no design do novo Infoway W7435, que é sóbrio e bem discreto. Outra característica do notebook que evidencia a opção do fabricante por um projeto um pouco mais conservador é sua seleção de cores. O W7435 conta com apenas duas opções, prata ou preto.

Por fora, é gratificante encontrar no W7435 uma excelente gama de conexões. Quem gosta de transferências ultrarrápidas entre periféricos externos, vai adorar a porta e-SATA, ainda incomum nos notes da categoria. Mas para quem esperava um pouco mais de inovação da Itautec, vai sentir falta de uma conexão USB 3.0. As duas únicas portas do W7435 são de padrão 2.0.

Se uma delas estiver reservada para seu mouse, você fica com apenas uma porta para outros usos. Nesse caso, só dá para contar com o Bluetooth integrado para conectar periféricos. Se você usa o note para trabalhar com um modem 3G, pode ficar na mão. A posição das portas USB (uma fica na lateral direita, no canto inferior do computador, a outra fica exatamente ao contrário, à esquerda) também dificulta um pouco o uso. O local da porta do leitor de CD/DVD, à esquerda, perigosamente próximo à porta USB, é incômodo. Se você conectar periféricos USB mais largos, corre o risco de não conseguir abri-la.

Caso pretenda conectar o note a um monitor externo ou a uma TV HD, vai ficar contente também com as úteis conexões VGA e HDMI. Alguns notes não trazem a opção – utilíssima por sinal – de ler cartões de memória, o que não é o caso do W7435, que conta com essa possibilidade. Por dentro, o modelo é “motorizado” pela segunda geração dos novos processadores da Intel, a linha “i”.

Essa série da Itautec possui duas opções de processadores, o i3 e o i5. O modelo que testamos é a versão mais “parruda” da série, que conta com o processador i5 M480, 500 GB de espaço em disco e excelentes 6 GB de RAM, 2 GB a mais do que muitos notes da mesma categoria costumam carregar.

Já seu teclado é um pouco problemático. As teclas são muito próximas umas das outras, o que dificulta a digitação. O note vem com um sisteminha de pop-up padrão que exibe notificações quando você aumenta o volume, ajusta o brilho/contraste, liga/desliga a rede wireless (que, inclusive, aceita os padrões B, G e N). Mas ele dificulta trabalhos no Word, por exemplo, ao notificar insistentemente a ativação/desativação da tecla Caps Lock.

Em condições avançadas de operação, o brilho de tela no máximo e com vários aplicativos usados ao mesmo tempo, o W7435 aguentou cerca de 4 horas de uso intenso, o que é um tempo interessante para notes. Com 2,3 kg e uma tela de 14 polegadas LCD retroiluminada por LED, o W7435 é robusto, funcional e segue a tradição de confiabilidade da Itautec. É também eficiente para tarefas simples do dia a dia.

Compre se
Você gosta de sobriedade e simplicidade em design

Não compre se
Você preza por um teclado bom de digitação, acima de outros recursos

O que importa é…
O W7435 pode até não ter um dos melhores preços de notes da mesma categoria, mas a Itautec carrega, juntamente com a tradição de seu nome, uma rede de assistência técnica de boa reputação

Acessibilidade móvel a baixíssimo custo

O NV55C01B pode não ser um top de linha, mas possui bons atrativos em relação ao seu preço

Notebook Gateway NV55C01B

Se você dispensa o pequeno tamanho dos netbooks, mas gosta dos seus preços confortáveis, talvez o Gateway NV55C01B sirva exatamente para você. Trata-se justamente de um tipo de computador móvel voltado para o usuário menos exigente e que preza justamente acessibilidade de preço acima de qualquer negócio.

Por fora, temos um note de dimensões razoáveis, com boas 15.6 polegadas e apenas 2,6 kg. Ou seja, se você também buscava boa portabilidade em um netbook, vai recebê-la em forma de leveza no NV55C01B. A tela, capaz de exibir 1366×768 pixels, é iluminada por trás com tecnologia LED, presente nos mais recentes notebooks. Além disso, confira com o melhor HD Externo, presente nesse modelo de brinde. O acabamento do NV55C01B é de um bonito preto fosco, mas é possível encontrá-lo também na cor vermelha. A digitação no NV55C01B é facilitada pelas teclas bem espaçadas e pelo teclado numérico presente no lado direito.

Como este é um note de entrada, infelizmente ele não possui algumas tecnologias encontradas em produtos top de linha. Um exemplo é o modelo de seu processador, o P6100 de 2 GHz, considerado um modelo inferior ao recente i3 da mesma fabricante, a Intel. A comparação com os netbooks é ainda pertinente em matéria de memória RAM. Ao passo que os pequenos notes costumam carregar 1 ou até 2 GB de RAM DDR2, o NV55C01B traz 3 GB de memória RAM DDR3, que aliado à placa de vídeo integrada do notebook, conseguem alcançar a pontuação de 3,8 de experiência do Windows, um número aquém do desejado para aplicativos pesados e de vídeo em alta definição, mas ideal para tarefas simples, como navegação na internet, comunicação instantânea e armazenamento/playback de arquivos digitais comuns, tarefas essas supervisionadas pelo sistema operacional Windows 7 Home Basic com 320 GB de espaço em disco.

No quesito conectividade, o note é regular. São três entradas USB, uma entrada RJ-45 de rede Gigabit, acesso Wi-Fi a redes B, G e N, saída VGA e até saída HDMI. Sentimos uma grande falta do acesso à conectividade Bluetooth para headsets e outros periféricos sem fio, mas que pode ser plenamente compensada pela presença de webcam e microfone integrados, proporcionando uma boa experiência no Skype, por exemplo.

No nosso teste de uso normal do computador, a bateria durou apenas 2 horas e meia, um número desapontador para notes dessa categoria. E o note veio com um grande e desajeitado adaptador AC para tomada que nos deixou preocupados pois, após alguns segundos de duração, ele não transmitia mais energia. A sorte é que a caixa vinha com um segundo adaptador AC. Nesse caso, pegamos um cabo extra e o colocamos na tomada, resolvendo o problema de carregamento. Contudo, uma vez resolvido o sério problema do carregador, a bateria é energizada rapidamente, em torno de 1 hora.

Por fim, o NV55C01B é um note bem barato, simples e confortável de usar. Uma excelente opção para quem não precisa de muita sofisticação e pra quem não quer despender muito dinheiro.

Compre se
Você precisa de uma boa tela para trabalhar e não liga para recursos extraordinários

Não compre se
Você gosta de desempenho superior e das mais novas tecnologias

O que importa é…
Este é um note acessível, com bom tamanho de tela e, principalmente, superleve

Videoconferências a 720p

Transforme sua TV em uma estação de comunicação com a Freetalk Everyman

Webcam HD Freetalk Everyman | Freetalk

O objetivo principal da Webcam HD da Freetalk é aumentar a qualidade das suas conversas online. Se antes você penava e se aborrecia com as imagens pixelizadas e distorcidas das webcams comuns, agora pode se surpreender com os diferenciais do pequeno acessório da Freetalk. A qualidade resultante de vídeo gerado pela câmera é boa (1280×720 pixels) e a taxa de quadros por segundo é de 22 frames, o que garante uma razoável cadência de imagens, sem rastros. Certificada para funcionamento com o Skype, ela surpreende pela facilidade de instalação. Em um notebook com Windows 7 Home Premium, foi preciso apenas conectá-la via USB e selecioná-la no software segundos depois para vê-la em funcionamento. Um detalhe é que ela precisa de conexão à Internet banda larga de no mínimo 1.2 MB de upload para transmissão de imagens em alta definição. E você precisa de, no mínimo, um computador dual-core e com conexão USB 2.0 para usá-la.

Compre se
Você curte videoconferências e quer dar a elas um bom upgrade de definição

Não compre se
Sua conexão de Internet é fraca ou se o modelo de seu computador for antigo

O que importa é…
Uma câmera competente e de fácil uso, que cumpre bem sua finalidade

Navegando em qualquer terreno

O mouse Blutrace pode ser usados em diversas superfícies

Mouse Bluetrace Goldship | Leadership

Este mouse da Leadership é bem interessante. Seu maior recurso é que ele funciona em qualquer superfície. Colocamos-lo à prova em materiais acolchoados e irregulares, como almofadas e panos de todos os tipos e ele se mostrou preciso em qualquer condição. Foi preciso muita imaginação para conseguir desestabilizá-lo em algum lugar. Ele só encontrou dificuldades para se localizar em uma superfície altamente ondulada, como o assento de uma cadeira flexível… O mouse não é operado via Bluetooth e tem um cabo não retrátil um pouco longo, o que pode desorganizar um pouco sua superfície de trabalho. Por ser pequeno, pode ser um pouco incômodo para mãos grandes. Ele, contudo é leve e tem um design bacana com uma espécie de chanfro longitudinal, que o deixa com um aspecto “vazado” e bem iluminado por um LED azul. A superfície de contato é acolchoada e confortável. Um mouse simples, mas eficiente.

Compre se
Você precisa de um mouse barato para ser usado em superfícies não convencionais

Não compre se
Você quer se livrar dos fios…

O que importa é…
O mouse da Leadership é ergonômico e barato, mas bem que poderia ter eliminado os fios

Gerenciando o aquecimento do note

O Cooler Ice Gel é um acessório que mantém a temperatura adequada de seu PC portátil

Cooler Ice Gel | Newlink

O Cooler Ice Gel da Newlink é uma ideia interessante para acabar com o incômodo do aquecimento exagerado do notebook quando usado no colo. Trata-se de uma espécie de tapete protetor que fica entre suas pernas e o aparelho. O material que há por dentro do tecido do tapete é composto por cristais moleculares sensíveis a calor. Conforme recebem calor, eles o dissipam e se transformam lentamente em um material gelatinoso. A boa notícia é que o Cooler Ice Gel funciona, mas requer alguns cuidados. Apesar de ele ser acolchoado, o Cooler é um tanto incômodo no uso em longo prazo, já que afunda no meio do colo com o tempo, e a superfície lisa é um pouco propensa ao deslizamento do computador. Para que o material volte à forma de cristal mais rapidamente, a Newlink recomenda que ele seja colocado no freezer, o que é preocupante para os desavisados que não enxugam as pequenas partículas de gelo. Elas podem derreter, virar água e entrar nos circuitos do note. E aí… adeus.

Compre se
Suas pernas estão fritando com o calor excessivo gerado pelo note

Não compre se
Você nunca trabalha com o note em cima do colo

O que importa é… 
O Cooler Ice Gel é um produto interessante, mas requer algum cuidado para ser usado apropriadamente

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *